Um dos mais antigos sitios arqueológicos do Brasil.
A gruta do Maquiné está inserida dentro de uma Unidade de Conservação de proteção integral, o Monumento Natural Estadual Peter Lund, localizado na cidade de Cordisburgo, administrada pela Consórcio Gestão Parques MG- Urbanes Parques.
A Gruta do Maquiné representa um dos mais antigos sítios arqueológicos, paleontológicos e espeleológicos do Brasil com intensa visitação desde meados do século passado.
Foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, proprietário das terras da região, que , ao perceber que seu gado lambia o sulfeto de Gipsita na entrada da caverna, saciando a falta do sal. Em 1834 foi explorada pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund.
A Gruta do Maquiné passou a receber turistas desde 1908, em 1967 recebeu toda infraestrutura para garantir a segurança da visitação.
A Gruta é de fácil visitação, tem 650 metros de extensão distribuídos em 7 salões e 18 metros de desnível, sendo ela iluminada durante o percurso.
Durante o percurso nos deparamos com centenas de estalactites, estalagmites e outras formações que formam belas esculturas naturais. Muitas delas, que se assemelham com animais ou outras formas que vem à nossa imaginação