Gruta do Maquiné
A Gruta do Maquiné representa um dos mais antigos sítios arqueológicos, paleontológicos e espeleológicos do Brasil com intensa visitação desde meados do século passado.
Foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, proprietário das terras da região, que , ao perceber que seu gado lambia o sulfeto de Gipsita na entrada da caverna, saciando a falta do sal. Em 1834 foi explorada pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund.
A Gruta do Maquiné passou a receber turistas desde 1908, em 1967 recebeu toda infraestrutura para garantir a segurança da visitação.
A Gruta é de fácil visitação, tem 650 metros de extensão distribuídos em 7 salões e 18 metros de desnível, sendo ela iluminada durante o percurso.
Durante o percurso nos deparamos com centenas de estalactites, estalagmites e outras formações que formam belas esculturas naturais. Muitas delas, que se assemelham com animais ou outras formas que vem a nossa imaginação.
No momento, as trilhas estão fechadas, com previsão de reabertura para agosto de 2023, entre em contato para saber mais.


Trilha do Valentim Caiano
Referência: Estrada de terra, sentido fazendo do Cuba, próxima a faixa da servidão da rede de energia elétrica. (ida e volta)
Distância: 900 metros ida e volta - Classificação do meio: pouco severo - Orientações no percurso: Caminhos e cruzamento bem definidos. - Condições de terreno: percurso em superfícies planas - Tipo de esforço: pouco esforço físico
Características
Trilha com 60 a 120cm de piso de altura do corredor podendo alcançar até 2,5 metros. Dotada de estruturas que privilegiam a segurança e a contemplação.
Uso a que se destina
Caminhadas interpretativas, contação de histórias, educação ambiental, pesquisas.
Restrições a usuários
Usuários com históricos de doenças cardíacas e/ou lesões nos membros inferiores, crianças que não caminhem sozinhas, usuários que apresentem embriaguez e uso de entorpecentes.
Equipamentos de segurança
- Calçado apropriado (calçado fechado);
- Perneiras;
- Vestimenta que assegure proteção e mobilidade (exemplo: blusa de manga comprida, calça, chapéu e boné);
Obs: recomenda-se levar água, o uso de repelentes e protetor solar.
Perigos e riscos
Escorregar, cair, tropeçar, choques de partes do corpo com árvores ou superfícies das passarelas (ainda não tem), queda de galhos, picadas de insetos, animais peçonhentos e abelhas.
Fonte: Plano de Manejo
No momento, as trilhas estão fechadas, com previsão de reabertura para agosto de 2023, entre em contato para saber mais.
Trilha do Caminho Antigo
No momento, as trilhas estão fechadas, com previsão de reabertura para agosto de 2023, entre em contato para saber mais.
Caminho utilizado pelos turistas para realizar a visita à caverna até 1967, ano em que trouxeram o asfalto na Via Alberto Ramos MG-421 Km 5 Zona Rural.
Ponto de início
Altitude: 797 metros
Ponto de referência: estacionamento Gruta do Maquiné
Ponto de término
Altitude: 810 metros
Ponto de referência: Estrada asfaltada e/ou Fazenda da Lagoinha.
Formato linear 1200 metros ( apenas ida)
Classificação do percurso
Severidade: moderadamente severo - Orientações do percurso: caminho bem definido -
Condições de terreno: caminho sem obstáculos - Esforço físico: moderado
Características do percurso
Trilha com 95cm de piso, 1,50m de largura de corredor e altura, podendo alcançar até 2,5 metros.
Perigos e riscos
Tropeçar, cair, escorregar, queda em declive acentuado, choques de partes do corpo em árvore ou passarelas( não tem), quedas de galhos, picadas de insetos, picadas de animais peçonhentos, picadas de abelhas, visitantes se perderem, ataques de animais domésticos e silvestres.
Equipamentos de segurança
- Calçado apropriado ( calçado fechado);
- Perneiras;
- Vestimenta que assegure proteção e mobilidade( exemplo: blusa de manga comprida, calça, chapéu e boné);
Obs: recomenda-se levar água, o uso de repelentes e protetor solar.
Fonte: Plano de Manejo


Pintura Rupestre
No primeiro salão da Gruta do Maquiné e possível ver uma pintura rupestre de aproximadamente 5.000 anos, comprovando o uso da caverna pelo homem pré-histórico. (A pintura de acordo com estudiosos seria a representação de uma simbologia feminina).